segunda-feira

Cidenai colabora com "Projeto Futuro: 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto"



No passado dia 9 de fevereiro, um grupo de formandos do 2º ano do Curso Técnico de Informática de Gestão acompanhou a Coordenadora do Clube Eco-Escolas ao Monte Padrão para participar na iniciativa “Projeto FUTURO: 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto”, que consistia na plantação e manutenção de árvores autóctones da região, nomeadamente sobreiro, medronheiro, carvalho-alvarinho e catapereiro. Na companhia de elementos da Câmara Municipal de Santo Tirso, do Grupo de Escuteiros de Burgães  e dos Sapadores Florestais, os elementos da Cidenai contribuíram para a florestação desta zona e apreciaram a Natureza nesta manhã de convívio e de contacto com o Ambiente.
ARG

domingo

ESCOLA CIDENAI EM SAINT MARTIN



A nossa Escola concluiu a última mobilidade do Projeto Comenius intitulado “Intercultural City – Travel in a Changing Europe”, ao abrigo do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, em parceria com escolas da Itália, Hungria e de França, na Ilha de S. Martin das Caraíbas. Coube desta vez à escola francesa organizar a quarta e última ronda de trabalhos, nos dias 2 a 9 de fevereiro. A escola foi representada por uma delegação constituída por 3 alunos e 2 professores ( André Ferreira, do 3º ano de Téc. Informática de Gestão, Sophia Fernandes, do 2º ano de Téc.de Comércio, e Sandra Machado, do 3º ano de Téc. de Comércio, além dos professores Nuno Varajão e Paulo Sousa). Estes alunos desenvolveram e apresentaram um trabalho sobre o bilinguismo no ensino nacional e as questões sociais da multiculturalidade no mercado de trabalho. Numa vertente mais social, as 4 escolas tiveram ainda uma receção promovida pelo governo autónomo da ilha e ainda pelo representante do governo francês na ilha, finalizada por uma visita guiada pela ilha, organizada pela turma finalista do curso de Turismo da escola francesa. De salientar o regozijo dos alunos pela oportunidade, única na nossa opinião, de contacto com povos e culturas diferentes, como é o caso da cultura tipicamente Caribe e ainda com a cultura Norte Americana, por motivo da escala de voo de uma noite em Nova Iorque.
PS

quinta-feira

Sabes o que é a «CHANDELEUR»?



Em França, no dia 2 de fevereiro, celebra-se “La Chandeleur”, o Dia da Luz, 40 dias depois do Natal. O nome tem origem na palavra «candeia». 
A tradição nasceu na época dos romanos. Era uma festa celebrada em honra do deus Pan. Hoje, "la Chandeleur" é o dia dos crepes e constitui um momento mágico no seio das famílias francesas. Até há quem diga que, se se fizerem os crepes saltar com a mão direita, tendo uma moeda na mão esquerda, e se o crepe cair na frigideira direito, isso irá garantir prosperidade para toda a família ao longo do ano. Como já é tradição na Cidenai, a disciplina de francês não deixa passar este dia! Os formandos do 11º ano de Informática de Gestão e de Comércio celebraram este dia com a venda de crepes durante os intervalos. Todos se deliciaram com os crepes de chocolate, caramelo, açúcar/canela e doce de morango! Prepararam cartazes e folhetos, em língua francesa, para explicar esta festividade típica de França. Foi um sucesso!
SC

sábado

CLUBE DA PROTEÇÃO CIVIL EM FORMAÇÃO



Integrada nas funções do Clube de Proteção Civil da Escola Cidenai, foi proporcionada aos seus elementos uma formação em Suporte Básico de Vida, no dia 23 de janeiro. Para esta formação contamos com a generosa colaboração dos BV Tirsenses, em particular o Subchefe Tiago Miranda, pela sua excelente exposição. Esta formação foi dividida em dois momentos, a parte teórica, que já foi ministrada, e uma parte prática, a qual está agendada para o mês de fevereiro. Segundo os alunos, o resultado foi benéfico e esclarecedor, mesmo para aqueles que frequentaram formações anteriores. Por último, fica desde já confirmada a realização de outra ação de formação em março, desta vez dedicada ao uso de extintores como 1ª linha de combate a incêndios.
PS