quarta-feira

ENSINA-ME A POUPAR...

A Escola Cidenai, como já vem sendo habitual,  no âmbito da educação financeira, quis assinalar o “Dia Mundial da Poupança” com uma atividade, promovida na disciplina de Economia, na turma do 11º ano do curso de Técnico de Informática de Gestão.
A iniciativa denominava-se “Ensina-me a Poupar” e tinha como objetivo convidar a comunidade escolar a apresentar sugestões de poupança à turma.
Os formandos construíram uma caixa para a recolha das sugestões e colocaram-na à entrada da escola, realizaram também um cartaz que apelava à colaboração de todos aqueles que poupavam e que podiam ensinar alguns métodos de poupança.
A comunidade escolar colaborou e as sugestões mais práticas e fáceis foram as seguintes :       

        Se Queres Poupar...
                  - Deixa de fumar.
                  - Traz o lanche de casa.
                  - Podes trazer o almoço de casa.
                  - Escolhe bem onde almoçar.                                                
                  - Enche a garrafa com a água da torneira.
                  - Compra só o necessário.
                  - Traz de casa apenas o dinheiro indispensável.
                  - Evita usar o cartão multibanco.
                  - Seleciona as saídas à noite.
                  - Usa transportes públicos.
                  - Compra marcas brancas.
                  - Evita trocar as notas que tens na carteira.
                  - Desliga o PC sempre que não o estiveres a usar.
                  - Analisa as tarifas mais económicas no telemóvel.
Seguindo estas sugestões, tão simples e fáceis, vão conseguir mesmo poupar!

AF
 

terça-feira

CELEBRAR O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

A Escola Cidenai, no âmbito da Promoção da Saúde na Escola, celebrou o Dia Mundial da Alimentação.
Com a colaboração da turma do 12º ano do curso de Técnico de Informática de Gestão, foi elaborado um inquérito, intitulado “Comes Bem?”, sobre os hábitos alimentares dos formandos. Realizou-se também um cartaz, que foi colocado à entrada da Escola para lembrar o dia.
Todas as turmas responderam ao Inquérito e as conclusões corresponderam à preocupação que a escola vem sentindo: os formandos têm maus hábitos alimentares e alimentam-se mal. Não houve nenhuma turma que apresentasse, no geral, uma alimentação satisfatória.
Avaliados os dados, constatou-se, também, que as turmas com maior número de elementos femininos são as que apresentam os resultados mais negativos, procurando mais fast food. Os rapazes são aqueles que comem melhor, procurando fazer refeições mais completas, como incluir a sopa.
Assim, teremos que continuar atentos à alimentação que os nossos formandos fazem e, sempre que oportuno, alertar para as consequências de uma má alimentação, não só ao nível da saúde, mas também do rendimento escolar e, até, do bem-estar físico e psíquico.   

AF

BANDEIRA VERDE 2011/2012



No passado dia 10 de outubro, a Cidenai esteve presente na Cerimónia de entrega do Galardão Eco-Escolas, que este ano decorreu em Gondomar, representada por quatro formandos das turmas do 11º ano dos cursos Técnico de Informática de Gestão e Comércio.
Durante a manhã os formandos realizaram várias atividades, tais como a viagem no ChampiMóvel, onde os formandos puderam ver como funciona o corpo humano e a volta de pónei, enquanto que durante a tarde assistiram à apresentação dos trabalhos vencedores nas categorias musicais e coreografias e também a um mini-concerto da banda portuense Clã, que apoiou a iniciativa e deu som às coreografias das escolas vencedoras. Depois de apreciar os vários trabalhos a concurso no Poster Eco-Código, havia chegado a altura de receber a bandeira conquistada pelo trabalho realizado no ano anterior.
Mas o trabalho ainda não acabou: não se esqueçam de reciclar, reutilizar e reduzir o vosso consumo e também de apagar todas as luzes quando saírem da sala! Todos juntos podemos fazer a diferença!
 ARG

sábado

BOM ANO 2012/2013

          Iniciamos um novo ano letivo, como sempre, com o acolhimento de novos e antigos alunos, professores, funcionários, Pais e Encarregados de Educação e outras entidades que se aliam à CIDENAI. A Cerimónia de entrega de certificados e diplomas aconteceu no passado dia 28 de setembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, e contou com a presença de toda a comunidade escolar e dos finalistas do ano letivo 2011/2012, bem como da Eng.ª Ana Maria Ferreira, da Câmara Municipal de Santo Tirso, da ex-aluna Ângela Barbosa, e da Dr.ª Celina Silva, em representação da Direção da Cooperativa.
         Este ato solene começou com a recordação das muitas atividades realizadas no ano letivo anterior, através da apresentação de fotografias de algumas dessas iniciativas.
Após a abertura pelo Diretor Pedagógico, Dr. Ricardo Sampaio, foram dados a conhecer alguns pormenores dos projetos europeus em curso, pela voz do formador Paulo Sousa, incentivando ao empenho e ao estudo todos os formandos.
O momento alto da cerimónia aconteceu com a subida ao palco dos formandos finalistas dos cursos Técnico de Comércio e Técnico de Secretariado, para receberem os respetivos diplomas e certificados.
Foram ainda entregues os diplomas TWIST aos alunos e professor envolvidos neste projeto, bem como o Diploma de Mérito à formanda Maria Oliveira (TCOM0912).
Que seja um ano de sucesso pessoal, profissional e académico para todos!
NA