segunda-feira

Exercício de evacuação

O Clube de Protecção Civil da nossa escola efetuou um simulacro nas suas instalações no dia 24 de abril pelas 9h50. Neste exercício foram testados os procedimentos para uma rápida e eficiente evacuação em caso de emergência. Foi com agrado que constamos que todos os elementos da comunidade escolar se envolveram no cumprimento das regras perante uma situação de catástrofe. Por fim é de referir que este trabalho foi desenvolvido no âmbito da PAP do formando Micael Sousa do 3º ano de Tec de Secretariado B, com o tema “segurança na escola”.
Micael Sousa - TSEC0912B

Concours de lecture

No âmbito do módulo 9 “Autour d’un projet”, os formandos do 12ºano Secretariado B desenvolveram um projeto, para a disciplina de francês, intitulado “Concours de lecture”. Após terem planificado a atividade, o concurso de leitura francês aconteceu no dia 30 de abril com elementos de todas as turmas da escola. Tudo correu como planeado e a vencedora foi a Marta do 12ºano de Secretariado A que foi premiada com uma BD francesa “Gaston”. Os parabéns a todos os participantes e aos organizadores desta atividade cultural. A Cidenai foi sala de cinema por uma tarde, onde vários formandos tiveram a oportunidade única de se deliciarem com esta comédia francesa, com direito a bilhete de cinema e a menu de pipocas / bebida !!!! Foi, sem dúvida, uma tarde diferente para todos! Parabéns aos organizadores.
SC

sábado

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Luísa Martins do 3º ano do Curso de Secretariado A foi realizado um Anuário Escolar 2011/12. A apresentação foi feita durante a tarde do dia 28 de abril e da manhã do dia 30 de Abril e consistiu em mostrar aos alunos e ex-alunos o trabalho realizado. O Anuário inclui todas as atividades realizadas durante este ano letivo na nossa escola, assim como as fotos de toda a nossa instituição, informações pessoais dos alunos, entre outras.
LM – TSEC0912 A

Karaoké français

No âmbito do módulo 9 “Autour d’un projet”,da disciplina de francês, os formandos do 12ºano de Comércio organizaram um karaoke em língua francesa, inserido no dia da Cidenai (28 de abril). Todas as turmas do 12ºano participaram com duas músicas cada uma. A vencedora foi a Helena Neto (12º Comércio) e o segundo prémio foi atribuído à turma de Secretariado B. Ganharam um cd com músicas francesas! Parabéns aos participantes e aos organizadores!
SC

“Dia da Cidenai” - 28 de abril 2012


No dia 28 de Abril, sábado à tarde, realizou-se o evento “Dia da Cidenai” um dia para convívio entre a comunidade escolar que já passou por cá e a atual. Este dia contou com mais quatro atividades de PAP, entrega de prémios da Matemática, Exposição da História da Cidenai, Apresentação do Anuário 2011/2012 e Desfile de Moda de Noivas. No final de todas as atividades os convidados contaram com o habitual lanche e mais uma vez conviveram e divertiram-se muito, nomeadamente com o Karaoke em francês e espanhol. Foram, também, entregues lembranças, a todos os presentes para recordarem este dia durante muito tempo, e, também, como forma de agradecimento pela colaboração e orientação, da minha PAP, lembranças, à Professor/a Assunção Festa, Ana Rita Guimarães, Nelson Almeida e Ricardo Sampaio. Foi muito bom ver a alegria dos antigos estudantes reencontrarem os seus professores e a escola onde estudarem. Foi, também, muito reconfortante ver as famílias dos estudantes que quiseram estar presente e fazer parte deste dia, que, afinal é já o dia da família Cidenai, Em suma considero que o evento esteve à altura dos objetivos estipulados, até as condições meteorológicas colaboraram com uma linda tarde de sol, o que ajudou bastante, e notei uma grande satisfação e agrado da parte dos convidados e, também eu, senti-me muito feliz com este dia e já com saudades da minha escola que vou deixar este ano. 
Ana Pacheco -3 ano º Tec.Sec.B

"Desfile de Noivas" mais uma Prova de Aptidão Profissional

No dia 28 de abril realizou-se na Escola Cidenai um “Desfile de Noivas” no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da formada Ana Rita Fernandes, n.º 2 do Curso Técnico de comércio, onde representou os vestidos de noivas da loja Noivíssima. As turmas participantes foram a 10º Técnico de Comercio, 12º Secretariado B, 12º Técnico de Comercio, com a colaboração do formador acompanhante Júlio Serôdio, outros formandos e formadores. O evento esteve à altura do objetivo, até as condições meteorológicas colaboraram, o que ajudou bastante.
Rita Fernandes - 3º Tec. de Comércio

sexta-feira

Cinema français

No âmbito do módulo 9 “Autour d’un projet”, os formandos do 12ºano Secretariado A desenvolveram um projeto, para a disciplina de francês, intitulado “Le cinema français”. Após terem planificado a atividade, puseram-na em prática no dia 27 de abril com a projeção do filme francês “Beur sur la ville”. A Cidenai foi sala de cinema por uma tarde, onde vários formandos tiveram a oportunidade única de se deliciarem com esta comédia francesa, com direito a bilhete de cinema e a menu de pipocas / bebida !!!! Foi, sem dúvida, uma tarde diferente para todos! Parabéns aos organizadores.
SC


DA SALA DE AULA PARA A PRÁTICA

Foi no passado dia 27 de abril que se realizou, no Bazar Desportivo de Santo Tirso, a Prova de Aptidão Profissional do formando Ricardo Bessa, do 3º ano do curso Técnico de Comércio, que consistiu na realização de uma montra, cujo tema era o Running. A turma do 2º ano do curso Técnico de Comércio deslocou-se à loja, enquadrado na disciplina de Comunicar no Ponto de Venda, para visualizar a montra, pois um dos conteúdos que estão a abordar é Vitrinismo, pelo que conhecer in loco o trabalho de realização de uma montra era muito interessante. 
Ricardo Bessa - 3º ano Tec Comércio

quinta-feira

peça de teatro " Querida matemática"


No passado dia 26 de abril, as turmas do 2.º ano Técnico Informática de Gestão e 3.º ano Técnico de Comércio participaram numa visita de estudo à Junta de Freguesia de Paranhos, no âmbito da disciplina de Matemática, que consistiu em assistir à peça de teatro intitulada "Querida Matemática". A peça era constituída por vários episódios de curta duração, onde se discutia e concluía a utilidade da Matemática no quotidiano de cada individuo no século XXI.A representação teve momentos de cómico de situação, de dramatizações bem como de reprodução dos anseios naturais e algumas resistências dos jovens contemporâneos no estudo desta disciplina nuclear. O espetáculo teve uma forte componente pedagógica e didática, utilizando uma linguagem simples, mas simultaneamente vocabulário específico na aprendizagem da Matemática. A visita decorreu num clima de descontração e de forma interativa entre os atores e os formandos, tendo mesmo alguns destes tido direito a alguns “minutos de fama”…
AA

Visita à Petrogal:

No passado dia 26 de Abril, realizou-se uma visita de estudo à Refinaria de Matosinhos - Petrogal no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da formanda Rita Costa, do 3º ano do curso Técnico de Secretariado A. Nesta Visita de Estudo, as turmas do 2º ano do curso Técnico de Informática e Gestão e as de 3º ano do curso de Técnico de Secretariado A/B e Técnico de Comércio tiveram a oportunidade de notar a importância dos investimentos que uma empresa necessita; verificar que é através de uma equipa de trabalho multidisciplinar que se organiza um plano de negócios; a importância de uma boa equipa de gestão, a sensibilização para o uso das novas tecnologias, entre outros… De facto, esta visita foi uma mais-valia para as turmas participantes, uma vez que lhes foi mostrado o impacto da empresa na comunidade envolvente, o funcionamento da sua política de responsabilidade social e a integração de planos de investimento que visam uma melhor integração ambiental e urbanística do complexo industrial da refinaria de Matosinhos. 
 Rita Costa - 3º ano Tec Secretariado A

“Dia Internacional do Secretariado”

No âmbito do 2º módulo da Prova de Aptidão Profissional da formanda Tânia Pinto, 3º ano do curso de Técnico de Secretariado A, realizou-se uma visita de estudo no dia 26 de abril de 2012 ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto na comemoração do “Dia Internacional do Secretariado” Às 14 horas foi feita a receção às turmas do 3º ano do curso de Secretariado A e B para participação na conferência com o tema principal “A Ordem do Profissional de Secretariado”. Esta, iniciou-se com a apresentação dos oradores e agradecimento aos presentes no auditório. As intervenções estiveram relacionadas com a história e evolução do secretariado, as dificuldades atuais da profissão e o direito à Ordem do Profissional de Secretariado. “ O profissional de secretariado é um facilitador” 
 Tânia Pinto TSEC0912 A

domingo

” Dia do Planeta Terra”

No dia 22 de abril, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da formanda Rita Neto, do 3º ano do curso Técnico de secretariado - Turma B, foi assinalado “O Dia da Terra”, através da visualização de um pequeno documentário com várias imagens ambientais e com mensagens apelativas para a preservação do meio ambiente. O objectivo era dar conhecimento deste dia, sensibilizar para os problemas que tem vindo a ocorrer no nosso planeta, mostrando como está a natureza, e o que o Homem deve fazer para a preservar.
ARG

sexta-feira

ESCOLA RECEBE PROFISSIONAIS DA SAÚDE


No passado dia 20 de abril de 2012, no âmbito do módulo II da Prova de Aptidão Profissional da formanda Joana Soares, do 3º ano do Curso Técnico de Secretariado B, em colaboração com o Núcleo de Promoção da Saúde, realizou-se mais uma edição da Feira da Saúde, com a colaboração de técnicas da Saúde Escolar, do Centro de Saúde de Santo Tirso – Enfermeiras e Nutricionista. Esta iniciativa dirigiu-se a toda a comunidade educativa, que teve oportunidade de medir a tensão arterial, o índice de massa corporal, o peso e a altura. Foram ainda apresentadas algumas técnicas para melhoramento de dores menstruais, sem ser necessário recorrer a medicamentos, e ainda algumas informações sobre sexualidade. Para o ano há mais! 
Joana Soares - 3º ano TSEC B

quinta-feira

Palestra Sobre “Dia do Secretariado”

No dia 19 de Abril, os formandos das turmas de Secretariado A e B assistiram á palestra subordinada ao tema “O secretariado na Atualidade”. Este evento enquadrou-se no módulo 2 na Prova de Aptidão Profissional da formanda Vanessa Ribeiro do 3º ano do curso de Técnico de secretariado B e teve como oradora a Dra. Ana Maria Vieira, Presidente do Conselho Profissional de Secretariado, do qual a escola é membro.
VR - TSEC0912A

Exposição “Recriação Bandeira da União Europeia”

No dia 19 de Abril, na sala B2 realizou-se uma exposição com as bandeiras feitas pelos dos formandos para modificar a atual bandeira. Esta atividade enquadrou-se no módulo 2 da Prova de Aptidão Profissional da formanda Ana Rita Ferreira do 3º ano de Secretariado B, que tem como tema “O Dia da Europa”. O principal objetivo desta exposição foi apelar à criatividade de cada formando e mostrar os trabalhos de cada um. Os participantes foram os formandos de todas as turmas e os júris do concurso foram os professores de economia da Escola. A classificação final foi a seguinte: 
1º Lugar: Carina Silva 12º Secretariado B 
2º Lugar: Fábio Sousa do 11º Comércio 
3º lugar: Carlos Duarte do 12º Secretariado B

AA

quarta-feira

Workshop Protocolo e Imagem

Num período em que a imagem é tudo, e em que num primeiro momento, “parecer” vale, por vezes, mais do que “ser”, a importância do Protocolo e de uma imagem certa, ganha um fôlego redobrado. Como tal, no passado dia 18 de Abril de 2012, pelas 14h30, realizou-se um workshop subordinado ao tema “Protocolo e Imagem”, no âmbito do módulo II da Prova de Aptidão Profissional da formanda Telma Silva, do 3º ano do Curso Técnico de Secretariado A, com a presença da Dra. Isabel Borges.
O público alvo incluiu os formandos do 1ºano do Curso Técnico de Comércio e 3º anos dos cursos Técnico de Comércio e Técnico de Secretariado A e B, os quais tiveram a oportunidade de aprender como aperfeiçoar comportamentos que contribuem para uma boa imagem pessoal e profissional, regras essenciais de protocolo empresarial, nomeadamente a postura, cumprimentos, precedências e, tendo em conta a entrada a curto prazo no mercado de trabalho, conselhos para o primeiro contacto com um empregador.
Telma Silva, 12º Técnico de Secretariado A

terça-feira

MANEQUINS POR UMA TARDE…

No passado dia 17 de abril, formandos das três turmas do curso Técnico de Comércio participaram como manequins humanos na loja Versão Casual, localizada no Centro Comercial dos Carvalhais. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da formanda Maria Oliveira, do 3ºano do curso de Técnico de Comércio, com o tema “Elaboração de uma montra”.
Com esta atividade, os formandos vestiram a pele de manequins, e, juntamente com a organizadora ,puderam pôr em prática técnicas de vitrinismo.
Maria Oliveira - 12º Tec. Comércio

quarta-feira

Palestra - “Prevenção Rodoviária” 11 de abril




No dia 11 de abril, realizou-se no Museu Municipal Abade Pedrosa uma palestra sobre “Prevenção Rodoviária”, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da formanda Márcia Neto, do 3º ano do curso Técnico de Secretariado – Turma A.
Esta palestra, onde estiveram presentes os formandos das turmas do 3º ano da nossa escola, contou com a presença do cabo Henrique Vivêncio, elemento da GNR de Santo Tirso, que falou um pouco sobre este tema e assim mostrou a importância da prevenção para uma
viagem segura e deu informações importantes para uma boa condução a todos os que assistiram à palestra.
As turmas dos 3os anos do curso Técnico de Secretariado A e B e o curso Técnico de comércio, como futuros condutores, tiveram a oportunidade de adquirir informação necessária para uma segurança na estrada e de aprender algumas regras fundamentais para continuarem seguros durante a condução.
Márcia Neto - TSEC0912A