sexta-feira

Cidenai com a Natureza!

Mais uma prova da Cidenai com a Natureza! No passado dia 29 de março, no Parque da Rabada na companhia da Arq.ª Ana Sistelo, da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal, plantámos uma árvore, símbolo da necessidade de proteção da natureza. Um momento de diversão entre todos os membros da escola que, juntamente com os participantes do projeto Comenius, contribuíram para esta plantação.
Este foi também o momento para hastear a Bandeira Verde, galardão máximo do Programa Eco-Escolas, fruto do trabalho desenvolvido no âmbito deste projecto e recebido por um grupo de representantes da escola, que se deslocou a Oliveira de Azeméis para tomar parte nas atividades do “Dia da Bandeira Verde”.
Enquanto decorria a plantação da árvore, os membros do Eco-Escolas da Cidenai içaram a Bandeira. É fundamental olharmos para o meio ambiente como ele realmente é, o fruto da existência humana.
Após a plantação, realizou-se o concurso “O Elo Mais Fraco”, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP), das formandas Rita Neto e Márcia Neto, do 3º ano do curso Técnico de Secretariado B e A, relacionadas com os temas Eco-Escolas e Prevenção Rodoviária, respetivamente.
O concurso, que contou com dois elementos de cada turma da escola, consistia em perguntas rápidas com resposta na ponta da língua. Os concorrentes testavam a sua sabedoria sobre os temas abordados, e no final de cada ronda do jogo cada equipa decidia qual “o Elo Mais Fraco”. Os grandes vencedores foram Rui Barros e Fábio Sousa, formandos do 2º Ano Técnico de Comércio.
MN e ARN

2ª Mobilidade do Projeto Comenius


A escola Cidenai proporcionou nos dias 28, 29 e 30 de março um conjunto de atividades para os seus formandos e para as escolas Italiana, Francesa e Húngara, parceiras do projeto Comenius que estão a desenvolver. O tema desta mobilidade foi Multiculturalismo no ensino, pelo que as escolas parceiras apresentaram os seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos sob este tema.
As atividades do dia 29 de março foram diversas e bastante participadas por todos, estando algumas destas atividades
integradas em temas de PAP´s de formandos da nossa escola. Aos seus responsáveis (formandos e formadores acompanhantes) os parabéns pelo excelente trabalho.
Vamos agora preparar a 3ª mobilidade para o próximo mês de outubro, na escola da cidade húngara de Zalaegerszeg
PS

PAP do Projeto Comenius

No dia 29 de março de 2012, realizou-se no Parque da Rabada por parte dos alunos da Escola Profissional de Serviços de Cidenai, diversas atividades culturais integradas da Prova de Aptidão Profissional da formanda Beatriz Mota da turma do 3º ano de Tec. de Secretariado A
Após um passeio escolar até ao parque, toda a comunidade escolar reuniu-se com os representantes das escolas estrangeiras, com intuito de passar um dia baseado no convívio e desportivismo ao ar livre.
Na minha PAP com o tema “projeto Comenius” consistia no apoio nas atividades do intercâmbio cultural onde todos os alunos de diversas escolas, nomeadamente Hungria, França e Itália, tiveram oportunidade de explorar novos horizontes culturais.
Além deste dia, ainda houve atividades de apresentações de todas as escolas, uma visita ao museu Abade Pedrosa e uma receção na Câmara Municipal de santo Tirso de no dia 28. O dia 30 foi dedicado para preparar a visita à escola Húngara no próximo ano letivo.
Aos meus colegas e formadores que me ajudaram, o meu muito obrigado.
Beatriz Mota – TSEC0912A

quinta-feira

VERSOS AO LUAR - 2ª Edição



O dia 29 de março foi palco da segunda edição de “Versos ao Luar”, uma iniciativa integrada no programa de “A Poesia Está na Rua”, da Câmara Municipal de Santo Tirso, que se realizou no Largo Coronel Batista Coelho, pelas 21h00.

Criando um cenário onde a arte marcou presença, os nossos alunos foram desfilando poemas de autores como Vasco Graça Moura, Cesário Verde, Fernando Pessoa, entre outros.

Nesta atividade, contamos com a presença da Dr.ª Júlia Godinho, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, que gentilmente apadrinha sempre as ações da escola, e do Dr. Guerra, que presenteou todos os convidados com dois poemas.

Marcaram também presença as três delegações de escolas estrangeiras da França, Hungria e Itália, que participam no projeto multilateral Comenius, em parceria com a Escola Profissional Cidenai.

“Versos ao Luar” integrou-se no módulo II da Prova de Aptidão Profissional da formanda Raquel Martins, do 3º ano do curso Técnico de Secretariado A.

Uma iniciativa que, sem dúvida, terá uma terceira edição no próximo ano!

DF


EXPOSIÇÃO: “Os Edifícios Públicos face às diferentes Deficiências Físicas”

No dia 23 de março de 2012, realizou-se a exposição intitulada “Os Edifícios Públicos face às diferentes Deficiências Físicas”, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP), da formanda Ana Castro do 3º ano do Curso Técnico de Secretariado A.
A exposição foi aberta na presença do 3º ano do Curso Técnico de Secretariado A e B e incluiu a projeção de um vídeo de sensibilização para o tema.
O tema teve como objetivo geral expor a realidade com a qual se deparam no seu dia a dia as pessoas portadoras de diferentes deficiências físicas.
Mais concretamente, com a realização desta iniciativa a formanda pretendeu por um lado,
que a escola refletisse sobre este tema e por outro averiguar
quais as condições dos edifícios públicos, nomeadamente da cidade de Santo Tirso para a utilização por parte das pessoas com deficiência(s). Mostra de que estes objetivos foram, pelo menos de alguma forma, alcançados, foi a adesão dos formandos da Cidenai e a sensação de que estes saíram da exposição com uma maior consciência das dificuldades das pessoas com deficiência e mais informados acerca das condições (ou falta delas) dos edifícios
públicos da cidade de Santo Tirso em receber estes cidadãos.Ana Castro - TSEC0912A


Parque da Rabada “Dia do Desporto”

No dia 29 de março de 2012, realizou-se no Parque da Rabada o “Dia do Desporto”, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP), do formando Cristiano Castro do 3ºano do Curso Técnico de Secretariado, da Escola Profissional Cidenai.
O tema “Dia do Desporto” consistiu numa palestra com uma figura pública ligada ao desporto “Neno” na parte da manhã e na parte de tarde Desportos Radicais.
A abertura deu-se com a palestra onde o “Neno” divulgou algumas passagens da sua vida, tanto a nível pessoal como a nível desportivo. Referiu os benefícios do deporto para a saúde e bem-estar. Chamou a atenção dos presentes, jovens, que o álcool, drogas, falta de descanso e tabagismo são nefastos para a prática do deporto, bem como para a saúde.
Da parte da tarde os formandos participaram nas atividades radicais que incluíam (Escalada, Teia, Slide, Paralelas, Tiro ao Alvo, Corrida de Sacos e Jogo da Colher).
Um dos principais objetivos deste tema era demonstrar os benefícios existentes da prática desportiva.
Cristiano Castro - TSEC0912A

quarta-feira

Concurso Fundação Ilídio Pinho - 1ª fase


Após a apresentação do projeto “EcoCidenai: A nossa pegada ecológica - Aprender a caminhar no ambiente”, para candidatura ao prémio “Ciência na Escola” – 10ª edição da Fundação Ilídio Pinho, eis que surge a lista dos projetos selecionados no concurso de ideias, na qual consta o nome da nossa escola. Agora, mãos à obra.
NA

Visita de Estudo - Centro Cultural de Vila das Aves



No dia 28 de março de 2012, a turma do Curso de Educação e Formação, Empregado Comercial, realizou uma visita de estudo ao Centro Cultural de Vila das Aves, no Contexto da Exposição "Na Natureza Têxtil", de Ana Maria Antunes.

O responsável pela apresentação, Dr. Nuno Olaio, através da exposição, fez um percurso de 150 anos de história dos têxteis no Vale do Ave. Cada quadro representava uma faceta desta indústria. Desde a matéria-prima, às máquinas e ao produto acabado. Realçou as causas da decadência desta indústria e o flagelo que foi para a região. Mas, nem tudo é negativo. Fábricas que outrora foram o sustento da região estão a ser recuperada para outras atividades económica, nomeadamente a Abel Figueiredo e Teles.

Esta exposição, trabalho elaborado por Ana Maria Antunes, nasce da utilização dos têxteis enquanto matéria-prima para a criação artística, retirando-se de um contexto utilitário. A obra convoca ainda a memória da têxtil nos tecidos e padrões.

Os formandos observaram, ouviram, questionaram e refletiram sobre toda a temática envolvente. Tomaram consciência de que o trabalho é o desenvolvimento de uma sociedade.


JS

“O Multiculturalismo”

No passado dia 28 de março de 2012, realizou-se na Escola Profissional de Serviços Cidenai a exposição intitulada “O Multiculturalismo, integrada na PAP – Prova de Aptidão Profissional da formanda Paula Ribeiro”. Esta pretendeu mostrar a diversidade cultural de vários países, tais como Portugal, Espanha, Itália, México e Brasil através de uma exposição fotográfica, sobre os respetivos habitantes, monumentos históricos, e gastronomia.
Houve também lugar a uma mostra de alguns dos doces e trajes típicos de Portugal.
A formanda teve ainda oportunidade para fazer uma apresentação multimédia dirigida, em particular, aos formandos e formadores do projeto de intercâmbio “Coménius”, provenientes de Itália, Hungria e San Martin, sobre as riquezas do nosso país tais como: o património histórico, a gastronomia e as festividades típicas, das cidades de Santo Tirso, Porto, Coimbra, Lisboa, Sintra, Fátima e Guimarães. Nesta apresentação deu-se, também, atenção ao estilo musical que é um dos símbolos distintivos do nosso país: o Fado.
De realçar o grande interesse e simpatia que os visitantes do intercâmbio demonstraram pelo nosso país, destacando, como não podia deixar de ser, a nossa gastronomia.










Paula Ribeiro - TSEC09121 A

terça-feira

Dia das Artes

No dia 27 de março de 2012, realizou-se o ”Dia das Artes”, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP) da formanda Ana Sofia Costa, do 3º ano do Curso Técnico de Secretariado A. Este dia foi dedicado a três áreas artísticas: a Fotografia, através de uma exposição fotográfica subordinada ao tema “Sentimentos”, a Música através da música ambiente presente na exposição e o Teatro através de um workshop que se realizou posteriormente.
A Arte é uma constante na nossa vida. Todos nascemos vocacionados para alguma coisa, e é importante valorizar e desenvolver essas apetências. Deste modo, um dos meus objetivos foi estimular o interesse pela “Arte” ainda pouco abordada na nossa escola, tornando-a um espaço vivo, produtor de um conhecimento novo e revelador para toda a comunidade escolar.

Ana Costa - TSEC0912 A

quinta-feira

Dia do Consumidor

A Escola Profissional Cidenai, no passado dia 15 de março, dia do Consumidor, com a colaboração do CIAC (Centro de Informação Autárquico do Consumidor) da Câmara Municipal de Santo Tirso, levou duas turmas, 2º ano do curso Tecnico de Comércio e 2º ano do curso CEF, de Empregado Comercial, a assistirem a uma Palestra sobre “Direitos e Deveres dos Consumidores”, que se realizou no Auditório do Museu Abade Pedrosa e que teve como oradores dois elementos do CIAC.

Esta palestra, alertou os jovens formandos para os seus direitos, como consumidores, nomeadamente, em relação às garantias nas compras, ao livro de reclamações, compras online.

A palestra terminou com uma sessão, muito participativa, de questões que os alunos colocaram e que foram devidamente esclarecidas.

Esta atividade da Escola Cidenai, foi da iniciativa da formanda Sara Costa, do 12º ano do curso de Tecnico de Secretariado, no ambito da sua PAP (Prova de Aptidão Profissional).














quarta-feira

Voluntariado em África

No passado dia 21 de março de 2012, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da formanda Ana Rebelo, do 3º ano do curso Técnico de Secretariado, realizou-se uma palestra sobre o Voluntariado em África para todos os formandos, com a colaboração de duas Irmãs do convento do Porto.
Esta palestra sensibilizou os jovens para o voluntariado, e que com pequenos gestos e o esforço de todos podemos ajudar as crianças de África que tanto precisam de ajuda.
Conto agora com ajuda de todos para levar este projeto até ao fim. Espero pela vossa colaboração.
Vamos fazer estas crianças sorrir!
Ana Rebelo – 3º ano TSEC B

terça-feira

SAÚDE EM FOCO NA CIDENAI


No passado dia 20 de março de 2012, no âmbito do módulo II da Prova de Aptidão Profissional da formanda Joana Soares, do 3º ano do Curso Técnico de Secretariado B, realizou-se uma ação de sensibilização sobre higiene oral com a presença da Médica Dentista Lucília Araújo, e demonstração de massagens com a Técnica Auxiliar de Massagens e Fisioterapia Aplicada, Joana Abreu.

Estas iniciativas dirigiram-se aos formandos do 2º ano dos cursos Técnico de Comércio e Técnico de Informática de Gestão, que tiveram a possibilidade de aprofundar ideias, esclarecer dúvidas no âmbito da higiene oral e observar/experimentar massagens com a Técnica de Massagens.

Joana Soares - 3º ano TSEC B

sábado

À DESCOBERTA DO PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA...

No passado dia 17 de março, as turmas do 3º ano participaram numa visita de estudo ao Palácio Nacional de Mafra, no âmbito das disciplinas de Português e Economia, que consistiu em assistir à peça de teatro intitulada "Leitura Encenada do Memorial do Convento", e numa visita guiada ao palácio. Os formandos mostraram-se muito interessados em conhecer este período tão importante da nossa história e cuja herança se materializa no Convento de Mafra, um imponente edifício que revela a ambição do Rei D. João V. Esta atividade permitiu também aos formandos uma multiplicidade de experiências, podendo consolidar conhecimentos adquiridos ao longo do curso e nas diversas disciplinas.
DF

terça-feira

Peddy Paper da Matemática







SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL EM DESTAQUE

Nos passados dias 5, 6 e 13 de março de 2012, no âmbito do módulo II da Prova de Aptidão Profissional da formanda Joana Soares, do 3º ano do Curso Técnico de Secretariado B, em colaboração com o Núcleo de Promoção da Saúde, realizaram-se sessões com Enfermeiras e Psicólogas do Centro de Saúde de Santo Tirso, integradas no Projeto de Educação Sexual.
Estas iniciativas dirigiram-se aos formandos do 1º ano dos cursos Técnico de Comércio e Técnico de Informática de Gestão, que tiveram oportunidade de aprender, aprofundar ideias, esclarecer dúvidas e acabar com tabus de adolescente.
Joana Soares -3º ano TSEC B

sexta-feira

Visita de estudo das turmas de Inf. de Gestão

As turmas do 1º e 2º ano de Tec. de Informática de Gestão tiveram a oportunidade de no dia 9 de março de efetuar uma visita de estudo no âmbito das disciplina de TIC, AISE, LP, SI e OEAG. Nesta iniciativa os formandos contataram em ambiente real a área das novas tecnologias no seu estado mais avançado. Na parte da manhã visitamos as instalações da Primavera Software e assistimos a uma demonstração da sua nova versão do ERP– versão 8 colocada no mercado há 4 meses – depois desta empresa, visitamos a empresa Codevision a qual dedica-se ao desenvolvimento de aplicações especificas para o ensino e formação.
De tarde seguimos para o AvePark, Centro de Ciência e Tecnologia, onde para além de ficarmos a conhecer o centro tecnológico mais avançado da península ibérica, tivemos a apresentação de 2 empresas aqui implantadas, a Soft Institute e a Exva, com trabalhos na área dos Sistemas de Informação. Para terminar, ainda visitamos uma empresa da área da consultadoria em gestão – Peviconta – na qual ficamos a conhecer em termos práticos o programa de gestão SAGE, bem como um sistema de informação desenvolvido por um dos formadores da nossa escola.
Às empresas e colaboradores envolvidos deixamos aqui o nosso apreço e gratidão pelos conhecimentos proporcionados.
PS

quinta-feira

Palestra Sobre o Bombeiro e Voluntariado

No dia 8 de março, o Clube da Proteção Civil assistiram a uma palestra subordinada ao tema da experiência de ser Bombeiro, e deste modo incentivar o voluntariado. Nesta atividade contamos coma presença do Bombeiro Jorge Dias dos Bombeiros Voluntários Tirsenses (Amarelos). Esta atividade enquadrou-se no módulo 2 da Prova de Aptidão Profissional do formando Micael Sousa do 3º ano de Técnico de Secretariado B.
O principal objetivo desta palestra foi abordar o voluntariado e o papel dos Bombeiros Voluntários Tirsenses ao nível das valências de socorro, prevenção e comba
te a incêndios e catástrofes.
Em termos de curiosidade, o Bombeiro Jorge Dias começou a falar do voluntariado e depois falou quando o Bombeiros foram fundados, o porque de serem amarelos, tendo depois terminado com algumas apresentações dos simulacros realizados por esta corporação.
De registar também a boa participação dos vários elementos deste clube através de questões colocadas no final ao bombeiro Jorge Dias. Desde já o nosso muito obrigado.
Micael Sousa - 3º Tec Secretariado B

Dia Internacional da Mulher

A ideia da existência de um dia internacional da mulher surge no século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria.
O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria e no ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de março, por mais de um milhão de pessoas e só por fim, em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
Posteriormente, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960.
Pretende-se chamar então a atenção para o papel e a dignidade da mulher, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
O índice de desenvolvimento relativo ao género (IDG), e o índice de equidade de género (IEG), tem constituído grande preocupação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), pois nem sempre, as mulheres e os homens beneficiam de oportunidades iguais em campos tão diversos como o trabalho, o salário, o acesso à vida política e o equilíbrio entre a vida familiar e profissional.
3º ano Tec. de Comércio

quarta-feira

Lesões Músculo Esqueléticas Ligadas ao trabalho

No dia 7 de março, os formandos do CEF, e do 3º ano de Técnico de Comercio e Técnico de Secretariado B e formadores acompanhantes assistiram a uma palestra intitulada de “Lesões Músculo Esqueléticas ligadas ao Trabalho”. Esta foi dinamizada pelo Dr. Rui Azevedo representante do Instituto Superior da Maia. Esta atividade Enquadrou-se no módulo 2 da Prova de Aptidão Profissional da formanda Carina Silva e do formando Micael Sousa do 3º ano de Técnico de Secretariado B.
O principal objetivo desta palestra é alertar os formandos das lesões que podem surg
ir ao optar por posturas erradas.
Ao longo da palestra foram abordados os seguintes tópicos: noção de lesão músculo es

quelética, as causas que levam a lesões músculo esqueléticas, tipos de lesões músculo esqueléticas e as posições do corpo que devemos optar para prevenir as lesões músculo esqueléticas.
Esperemos que esta palestra tenha ajudado a entender como devemos de prevenir as lesões Músculo Esqueléticas ligadas ao trabalho.
Carina Silva & Micael Sousa - 3º Tec Secretariado B


sexta-feira

1ª Visita ao Lar José Luiz D’Andrade

No passado dia 2 de março de 2012, da parte da tarde, a Escola Profissional de Serviços Cidenai fez uma visita ao Lar José Luiz D’Andrade no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da formanda Sónia Lopes sobre o tema “O Abandono do Idoso”.
Esta atividade teve como objetivo alertar os formandos da escola para a situação dos idosos no nosso país, o que é a realidade de um Lar e o que podem os jovens fazer por estes.
Os formandos conviveram de uma forma espontânea com os utentes, quer jogando com alguns deles, quer conversando com os utentes do Lar.
Esta visita teve um balanço muito positivo da parte dos que participaram, considerando que foi uma tarde bem passada e que fizeram algo de muito útil, quando ao se despedirem sentiram o sorriso na cara dos utentes e lhes pediram para voltar mais vezes…
Será, assim uma atividade a repetir a curto prazo.
Sónia Lopes - TSEC0912B