quarta-feira

Twist na Cidenai

No passado dia 30 de Novembro, as Twistinas da Cidenai participaram no Workshop Regional do Projecto Twist, que teve lugar na Escola Secundária António Nobre, no Porto. Ao longo de 2 horas, o grupo de formandas do 12º ano do Curso Técnico de Secretariado, Turma B, pôde trocar impressões com outros grupos Twist presentes, partilhar boas práticas e testemunhos e ainda aprender mais sobre como podemos melhorar a nossa eficiência energética. Participaram ainda na escrita de uma pequena história, desafio que pôs as mentes de todos os presentes na sala a funcionar. Foi uma tarde de aprendizagem e intercâmbio de experiências que irá seguramente dar frutos e ser posto em prática ao longo do ano letivo.
ARG

sexta-feira

1ª Mobilidade a Itália do Projeto Comenius


Como já era do conhecimento de todos, a Escola Cidenai tem em curso um Projeto Comenius em parceria com uma escola Italiana, uma húngara e uma francesa da ilha de S. Martin, designado “The Intercultural City - Travel in a changing Europe”.
Este Programa desenrolar-se-á até ao ano letivo 2012/2013, junto de cada instituição de ensino.
Coube à escola Italiana, da cidade de Vasto, acolher as restantes comitivas durante os dias 16, 17 e 18 de Novembro. A Cidenai esteve representada pelos formandos Beatriz e Patrícia, do 3º ano Téc. Secretariado , Cátia, do 3º ano Téc. Comércio, e Roberto, do 2º ano do curso CEF, acompanhados por formadores.
Neste encontro, cada delegação fez uma apresentação da sua escola e, claro, do seu país, destacando os aspetos cultural, o sistema de ensino, vivências e preocupações económicas, entre outros. No debate participaram os formandos e os formadores, tendo como base de trabalho a língua inglesa, o francês ou mesmo o espanhol (O Roberto deixou uma boa impressão pelas suas intervenções em espanhol).
As escolas presentes foram também notícia na localidade, tendo sido entrevistadas por dois órgãos de comunicação locais http://www.vastoweb.com/notizie/il-palizzi-per-3-giorni-al-centro-delleuropa-11729.html
No regresso a casa, todos nós ainda tivemos uma oportunidade fazer um pequeno tour por Roma… Cidade Fantástica !!!
E agora uma notícia importante para a escola: Em Março de 2012, caberá à nossa escola realizar o segundo encontro, pelo julgo que demonstraremos a nossa famosa forma de receber convidados
Contamos com toda a comunidade escolar !!

terça-feira

Cidenai recebe CUIDA-TE

No passado dia 8 de novembro, os formandos do 3º ano dos cursos de Comércio, Secretariado A e B tiveram uma experiência diferente, no âmbito do Projeto de Educação Sexual.
A escola, após uma candidatura ao Instituto Português da Juventude, em particular ao programa CUIDA-TE, recebeu, neste dia, em frente à Câmara Municipal de Santo Tirso, que gentilmente cedeu o espaço, uma Unidade Móvel, com uma técnica especializada na área da psicologia, que conversou com os formandos sobre saúde juvenil, em especial a sexualidade, esclareceu algumas dúvidas e deu alguns conselhos.
Uma experiência, com certeza, a repetir!!
DF