terça-feira

Balanço do Plano de Actividades do Clube Europeu da Escola Cidenai

Mais um ano lectivo, mais actividades propostas e realizadas, e mais projectos propostos e aprovados.
O ano lectivo 2010-2011, começou com a preparação da Visita de Estudo ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que permitiu a 8 formandos e professores, visitarem o plenário, contactarem com os eurodeputados, Eng. José Manuel Fernandes (PSD), Prof. Vital Moreira (PS) e Dr. Nuno Melo (CDS), e visitarem as cidades de Estrasburgo (França), Basileia (Suíça) e Baden-Baden (Alemanha), no período de 13 a 16 de Fevereiro de 2011.
A visita de estudo, subsidiada pelo Parlamento Europeu, foi inesquecível para todos os participantes.
No mês de Fevereiro de 2011, foram enviadas duas candidaturas a projectos europeus, para a Agência Nacional do Programa da Aprendizagem ao Longo da Vida. Devido à qualidade das candidaturas, os projectos europeus vão regressar à Cidenai, no próximo ano lectivo. O Clube Europeu viu aprovados os projectos “Abrir Portas no Mercado de Trabalho Europeu” e “The intercultural City - Travel in a Changing Europe”.
O projecto “Abrir Portas no Mercado de Trabalho Europeu”, no âmbito do Programa Leonardo da Vinci, vai proporcionar a realização da Formação em Contexto de Trabalho (FCT), sem custos para os participantes, a 8 formandos, em Uddevalla (Suécia) e em Rovigo (Itália), durante 6 semanas, e a mais 8 formandos em Rethymno (Ilha de Creta – Grécia) e Granadilla de Abona (Ilha de Tenerife – Espanha), durante 5 semanas.
A realização da FCT/Estágio num país do Espaço Europeu, vai permitir aos formandos dos 11º e 12º anos, abrir as portas de novos horizontes e aceder a uma experiência extremamente enriquecedora no campo profissional e pessoal, onde as competências técnicas e interpessoais são desenvolvidas e reforçadas num processo acompanhado pela descoberta de uma sociedade com referências sociais, culturais e empresariais diferentes.
O Clube Europeu dá uma especial importância aos projectos Leonardo da Vinci, pois encara-os como uma forma de desenvolver a cidadania e a dimensão europeia da educação formal e informal, estimulando a diversidade cultural e a partilha de práticas e métodos profissionais.
O projecto Comenius Multilateral “The intercultural City - Travel in a Changing Europe”, vai permitir a 8 alunos e a 8 professores da Escola Cidenai, o intercâmbio com alunos e professores da Roménia, Turquia, Itália, Polónia e da Ilha de Saint Martin (Caraíbas). Este projecto vai proporcionar assim, uma viagem à Ilha de Saint Martin (Caraíbas), que é um território de outro continente, o que é inédito na comunidade escolar da Cidenai.
A Ilha de San Martin é um paraíso caribenho com um distinto sabor europeu, com praias consideradas por muitos como uma das melhores de todo o Caribe. A ilha é famosa pela sua divisão de soberania, a norte pela França e a sul pela Holanda, ou seja, St. Martin (lado francês) e St. Maarten (lado holandês) são duas metades de uma mesma ilha.
Os nossos parceiros dizem que somos especiais, mas eles também são diferentes. A presença em Santo Tirso, das professoras, Gabriella Pappada e a Profª. Nunciatina, no dia 9 de Maio de 2011, no âmbito da Comemoração do Dia da Europa, viajando a expensas próprias, de Roma e Lecce (Itália), revela a empatia criada pela Cidenai junto dos seus parceiros internacionais.
Recordamos que mais de 140 formandos e formadores da Cidenai, no âmbito dos vários projectos europeus, já estiveram nos seguintes países: Bélgica, Bulgária, Luxemburgo, França, Espanha, Letónia, Itália, Chipre, Grécia, Irlanda do Norte, Inglaterra, Malta, Eslováquia, Escócia, República da Irlanda, Alemanha, Finlândia, Estónia, Roménia, República Checa, Hungria, País de Gales e Dinamarca.
O trabalho realizado pelo Clube Europeu tem sido assim reconhecido por todos, quer pelas entidades que nos convidam e que nos aprovam os projectos, quer pelas outras escolas da cidade de Santo Tirso, que têm apresentado projectos, que incluem alguns dos nossos parceiros estrangeiros de projectos realizados em anos anteriores.
Fomos pioneiros nos projectos Leonardo da Vinci na cidade de Santo Tirso, mas queremos estar na vanguarda dos projectos além-fronteiras.
Um formando que vem estudar para a Escola Cidenai, sabe que para além de uma boa formação nos cursos ministrados, arrisca-se a fazer o seu primeiro check-in, tendo assim uma experiência inesquecível, na Europa ou num outro continente, deixando marcas indeléveis para a sua formação integral.
Se não és formando da Cidenai, não percas mais tempo a decidir o teu futuro escolar. Vem participar connosco nos nossos projectos.
Até já Europa, olá América…
NVB

sexta-feira

OFICINAS “ACTIVIDADE SOBRE SEXUALIDADE”

No âmbito do Programa de Educação para a Saúde, especificamente, educação sexual, o Serviço de Psicologia e Orientação da Escola dinamizou as Oficinas “Actividades sobre sexualidade”, destinadas a todos os alunos e com o objectivo central de abordar serenamente as questões ligadas à sexualidade, favorecendo uma visão da sexualidade ancorada nos afectos, responsável e abrangente.
Partindo de uma chuva de ideias sobre sexualidade, foram abordadas as dimensões física, psicológica (afectiva e cognitiva) e ainda social daquela. Definiu-se a sexualidade como “uma energia que nos impele a procurar ternura”, iniciando-se quando nascemos. Esta energia está ligada à forma de nos expressamos como rapazes e raparigas, sexuados que somos, desde o nascimento.
Desta abordagem, partimos então para o “Jogo dos afectos”, que explora a dimensão afectiva da sexualidade e para o concurso “Sexo-sabichão”, relacionado com a dimensão informativa. Por fim, os dilemas da sexualidade permitiam reflectir sobre a dimensão social _ a moral, os estereótipos e preconceitos, os valores implicados nas decisões ligadas à sexualidade.
No final, os jovens avaliaram a actividade, tendo-se concluído que a adesão foi elevada, bem como os níveis de participação. Como aspectos mais positivos, os formandos referiram o clima de abertura, o carácter lúdico e prático e a interacção.
Saberemos agora o que é a sexualidade? Vejamos o que dizem algumas das participantes nas oficinas da sexualidade, que aceitaram o desafio de definir sexualidade num mini-vídeo…

VC