terça-feira

Sessão de Informação - Direitos do Consumidor

No dia 31 de Maio, a Turma do 11º ano do Curso Técnico de Comércio participou numa sessão de informação sobre os Diretos do Consumidor, dinamizada pelo CIAC, da Câmara Municipal de Santo Tirso.

segunda-feira

Feira dos Sabores e das Cores

No passado dia 30 de Maio, as turmas, do 1.º e 2.º ano, do Curso Profissional Técnico de Comércio realizaram, em conjunto, a Feira dos Sabores e das Cores da Cidenai. Esta iniciativa ocorreu no âmbito das disciplinas de Formação em Contexto de Trabalho- Sala, Economia, Organizar e Gerir Empresas e Comunicar no Ponto de Venda e consistiu na criação de um ponto de venda onde podemos oferecer a todos aqueles que nos quiseram visitar, uma oferta gastronómica variada de doces, salgados e sumos, bem como de serviços de florista, decoração, estética, livraria e música.
Oferecemos também aos nossos clientes um espaço agradável onde puderam experimentar as referidas iguarias, aproveitando para descansar ao som dos mais variados ritmos musicais. Esta animação musical foi enriquecida por dois momento de música ao vivo, dos quais se destaca a presença do grupo de musica Rock/Pop “The UpGrade” que nos presentearam com alguns temas na parte final do evento.
Iniciativas como esta são da maior importância para a contextualização dos conteúdos leccionados na sala de aula e para o sentido de autonomia, cooperação entre colegas e auto-realização que a Cidenai procura desenvolver nos seus formandos.
Todos os formandos estão de parabéns pelo grande empenho, responsabilidade e criatividade!

sábado

EXPLORADORES DA CIDENAI NO PARQUE LITORAL NORTE

Os formandos das turmas do 2º ano dos cursos Técnico de Secretariado A e Comércio, acompanhados pelas formadoras Ana Cristina Moreira, Sandra Tomás e Maria Dulce Ferreira, no dia 26 de Maio, tiveram a possibilidade de serem exploradores, por um dia, no Parque Natural Norte, em Esposende. De manhã, numa visita guiada pelo Estuário do Cávado, puderam observar a biodiversidade, existente até à foz do rio, que culminou com a observação da zona dunar e dos perigos desta devido à intervenção do homem.

De tarde, já no Centro de Interpretação de Esposende, assistiu-se a uma pequena palestra, onde, a partir do visionamento de um vídeo e de algumas imagens, o grupo ficou a conhecer melhor as Dunas e os Recifes da região.

A visita de estudo culminou com a ida à Praia da Carruagem, que tem a particularidade de ser constituída, não por areia, mas por seixos.

Uma visita que envolveu os formandos com o ambiente e os sensibilizou a serem mais responsáveis, no que à Natureza diz respeito.

DF


sexta-feira

segunda-feira

CARNET DE NOTES

No âmbito do módulo 9 “Autour d’un projet”, da disciplina de Francês, os formandos do 12ºano de Secretariado elaboraram um bloco de notas para oferecerem a todos os seus professores.
Inspirados no perfil do Facebook, quiseram deixar uma lembrança com os seus dados de identificação e interesses. Inseriram citações favoritas; momentos marcantes; filosofia de vida; qualidades e defeitos; e muito mais… Personalizaram o bloco de notas e esperam que este venha a ser útil a todos os formadores!
Todos os formandos estão de parabéns pela iniciativa, criatividade e empenho revelados nesta tarefa final. Bravo!
SC

sexta-feira

SARAU DE POESIA NO PARQUE D. MARIA II




No passado dia 20 de Maio, a Escola Cidenai promoveu, pelas 21h00, no Parque D. Maria II, um Sarau da Poesia, intitulado “Versos ao Luar”, incluído no programa da Câmara Municipal de Santo Tirso, “A Poesia Está na Rua” e na PAP (Prova de Aptidão Profissional) da formanda Patrícia Gonçalves, do 3º ano do curso Técnico de Secretariado.
A abertura do Sarau foi realizada pelo Director Pegagógico da escola, Dr. Ricardo Sampaio e para a qual se contou também com a sempre importante e simpática presença da Dra. Júlia Godinho, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santo Tirso.
Este evento consistiu na declamação de poemas de autores do século XIX, como Cesário Verde, Almeida Garrett, entre outros, cujos temas abordavam a temática do romantismo e do erotismo, como ditava “A Poesia Está na Rua” deste ano. Para tal, os formandos participantes vestiram-se a rigor, proporcionando à assistência um recuo ao passado e um momento de poesia bem passado.
Parabéns a todos os participantes, ficando a ideia de que para o ano há mais poesia na rua!

Patrícia Gonçalves (3º ano T. Secretariado)

quarta-feira

Simulacro do Clube de Protecção Civil

O Clube de Protecção Civil da nossa escola promoveu um simulacro no dia 18 de Maio, no qual foram testados os procedimentos para uma rápida e eficiente evacuação em caso de emergência. A este simulacro “surpresa”, antecedeu um outro no dia 4 de Maio, mas desta vez programado com o intuito de praticar as atitudes e as regras a cumprir para todos os elementos da escola. Foi com agrado que constamos que todos os elementos da comunidade escolar se envolveram no cumprimento das regras perante uma situação de catástrofe. Este evento envolveu a colaboração dos Bombeiros de Voluntários Tirsenses através da presença de um bombeiro e uma máquina de fazer fumo (gelo seco) de modo a dar mais realismo à situação. Finalmente é de referir o excelente trabalho desenvolvido para este evento pela formanda Clara Reis do 3º ano de Tec. de Secretariado, no âmbito da sua PAP com o tema “segurança na escola” , de uma forma empenhada, rica em conteúdo e de grande utilidade.


PS



terça-feira

Visita de Estudo à Barragem do Alto Lindoso e Parque Nacional Peneda Gerês


No dia 11 de Maio, as turmas dos 1º ano dos Cursos Técnicos de Informática de Gestão e de Comércio, bem como a turma do Curso de Educação e Formação- Empregado Comercial visitaram a grandiosa Barragem do Alto Lindoso. Entre outros pormenores interessantes, conheceram noções básicas do seu funcionamento e o seu papel na rede de produção eléctrica nacional.


Ponto de paragem obrigatório foi a localidade de Lindoso, com o seu castelo, pelourinho e inúmeros espigueiros, que teimam em testemunhar um passado rural...aqui a tradição esteve sempre presente!


Depois de uma passagem pelo esplendoroso Santuário da Senhora da Peneda e toda a beleza natural envolvente, finalizamos a visita de estudo com o reconhecer da história, da cultura e da tradição da região, através descoberta e apreciação do "Centro Interpretativo de Lamas de Mouro", em Melgaço!


Uma bela jornada no Alto Minho!


RS

quinta-feira

“Adopção e Apadrinhamento em foco na Cidenai”

No passado dia 12 de Maio, realizou-se uma das actividades da PAP (Prova de Aptidão Profissional) da formanda Ana Azevedo do 3º ano do curso Técnico de Secretariado, que tinha como tema “A Adopção e o Apadrinhamento” e como objectivo principal ajudar duas instituições, a ASAS de Santo Tirso, e a Mundos de Vida da freguesia de Lousado.
Esta actividade consistiu na entrega das doações efectuadas pela comunidade educativa da escola e do dinheiro angariado pela venda de rifas.
O dinheiro alcançado, no valor de 406€, foi doado à instituição ASAS, e foi entregue, na cerimónia, à Dr.ª Marlene Martins, representante da associação.
Os bens angariados foram entregues à instituição Mundos de Vida, representada pelo Dr. Luís Machado.
Esta actividade é de realçar e de repetir, pois a solidariedade nunca deve acabar!




Ana Azevedo - 3º Tec. Secreariado





Vencedores das rifas:
1º 1309
2º 0080
3º 1340

terça-feira

Feira da Gastronomia





No passado dia 10 de Maio do corrente ano, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da formanda Joana Alves, do 12º ano do curso Técnico de Secretariado, realizou-se a Feira Gastronómica Internacional, que teve como objectivo dar a conhecer à comunidade escolar a Gastronomia típica de diferentes Países e na qual participaram todas as turmas da escola. Cada turma confeccionou pratos típicos em representação de um País. Os países representados foram Inglaterra, Alemanha, França, Estados Unidos, Brasil e, claro, Portugal. Ao longo do dia foram muitos os que se deliciaram com as diversas iguarias, desde os batidos de fruta até aos scones.

Joana Alves - 12º Secretariado





segunda-feira

DIA DA CIDENAI




Comemoração do Dia Da Europa na Escola Cidenai

No dia 9 de Maio de 1950, Robert Schuman, ministro Francês dos Negócios Estrangeiros, lançou, em Paris, o embrião do que é hoje a União Europeia.
Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de Maio como o “Dia da Europa”.
No dia 9 de Maio de 2011, a Escola Profissional de Serviços de Cidenai comemorou o “Dia da Europa”, no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, no âmbito do Plano de Actividades do Clube Europeu e de uma Prova de Aptidão Profissional do Curso Técnico de Secretariado.
Para além de toda a comunidade educativa, estiveram presentes a Dra. Maria do Céu, representante da Câmara de Santo Tirso, a Profª. Gabriella Pappada e a Profª. Nunciatina, que vieram de Roma (Itália) e de Lecce (Itália) apenas para estarem presentes no evento. As professoras, foram responsáveis pelo acolhimento dos formandos da Escola, em Roma, aquando da realização dos estágios em 2009 (4 alunos) e 2010 (2 alunas).
As duas convidadas Italianas fizeram uma apresentação sobre a Itália, referindo as suas tradições, cultura, gastronomia, etc., e falaram sobre o desempenho das formandas que estagiaram durante 6 semanas em Roma, no ano de 2010.
Os presentes tiveram também a oportunidade de ver os vídeos dos últimos projectos europeus da Escola, principalmente as imagens dos estágios dos formandos em Londres (Inglaterra), Roma (Itália) e Londonderry (Irlanda do Norte), que decorreram nos meses de Maio, Junho e Julho de 2010 e da Visita de Estudo ao Parlamento Europeu em Estrasburgo (França), que ocorreu no mês de Fevereiro de 2011.
A finalizar o evento, a Dra. Maria do Céu elogiou o dinamismo do Clube Europeu, e aconselhou os formandos a não desperdiçarem as oportunidades proporcionadas.
No dia seguinte ao evento, a Escola recebeu a aprovação de mais um Projecto Leonardo da Vinci, que vai ser implementado em 2012 e permitirá a 20 formandos realizarem os seus estágios em Uddevalla (Suécia), Rovigo (Itália), Creta (Grécia) e Tenerife (Espanha).
A opção de abrir a escola à Europa, traduz de modo inequívoco uma vontade na concretização e reforço da dimensão europeia do ensino. Tal como Robert Shuman, a Escola Cidenai pretende continuem a alargar os horizontes dos formandos na Europa.
RS

sábado

Concurso de Fotografia

No dia 7 de Maio de 20011, pelas 16h00, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da formanda Carina Nunes do 3º ano do curso Técnico de Secretariado, realizaram-se actividades relativas ao “Concurso de Fotografia”. Esteve patente na sala B1 uma exposição multimédia das fotografias que foram a concurso bem como algumas dicas para conseguir uma boa fotografia. Foram convidadas todas as pessoas presentes para o visionamento das fotografias após o qual foi anunciada a fotografia vencedora e respectiva entrega de prémio.
Parabéns à vencedora.
Carina Nunes, 3º - Técnico de Secretariado


sexta-feira

Incubadora de Empresas de Santo Tirso

No âmbito da disciplina de Área de Integração, no passado dia 6 de Maio a turma do 1º ano do curso de Tec. de Comércio realizou uma visita de estudo à Incubadora de Empresas de Santo Tirso.
Fomos recebidos pelo Eng. Nuno Prata, que nos explicou a história da Instituição, e para que servia. Referiu também os projectos para o futuro, e que a incubadora era uma ajuda para novas empresas que vão surgindo.
O acordo da incubadora com as novas empresas, funciona como uma ajuda de lançamento, que dura apenas 3 anos.
Falou também, que quem decide abrir uma empresa, primeiro tem de planear, ser inovador, ter bom relacionamento, entre outros aspectos.
As empresas que apoiavam incluíam-se no âmbito de comércio e serviços, porque não conseguiam abranger as grandes indústrias.
Referiu ainda que existia um programa europeu de carácter geral, QREN o qual se subdividia em vários pogramas de apoio. No caso da Incubadora havia um programa específico de apoio.
O Eng. Nuno Prata, procurou incentivar-nos a sermos empreendedores como forma de ultrapassar a crise pelo lado positivo, criando algo de novo (inovação). Deu exemplos de uma empresa inovadora, que criou umas t-shirts para quem viajava para África, para combater certas picadas de insectos.
Foi uma visita de estudo interessante, porque fez com que nós soubéssemos a quem nos dirigirmos se quisermos abrir uma empresa, e fez-nos pensar também no futuro.



Q.R & FF do 1º Tec. Comércio










À CONVERSA COM PROFISSIONAIS” NA ESCOLA PROFISSIONAL DE SERVIÇOS CIDENAI

No passado dia 6 de Maio, entre as 16.15h e as 17.45h, na Escola Profissional de Serviços Cidenai, realizou-se a actividade “À Conversa com Profissionais”, cujo objectivo primordial era contribuir para uma visão mais realista dos vários percursos formativos e profissionais.
Auscultados os formandos do 12º ano dos Cursos Profissionais de Secretariado e de Gestão, acerca dos seus interesses, proporcionou-se uma animada conversa com profissionais locais, no âmbito das parcerias estabelecidas entre a Escola e as Instituições; tendo estado presentes os profissionais mais escolhidos pelos alunos: Vítor Silva, jornalista do Jornal de Santo Tirso; Fátima Sousa, educadora de infância da Santa Casa da Misericórdia; Rui Moreira, Gestor de Recursos Humanos, da empresa Arcotêxteis; André Sousa, Responsável pela Comunicação e Imagem da empresa EMAC; Maria Paula Rocha, Assistente Social do Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal de Santo Tirso; e Cristiano Moreira, Assistente Técnico da mesma instituição.
Os formandos iam colocando algumas questões aos diversos profissionais, à medida que estes iam falando dos seus percursos formativos e profissionais. Como ingredientes-chave para o sucesso, transversais às diferentes ocupações profissionais, foram sendo salientados: a capacidade de iniciativa, a eficiência, a vontade de progressão, o dinamismo e uma enorme paixão pelo que se faz, num contexto de formação contínua.
A avaliação da actividade foi muito positiva, suscitando uma sadia troca de experiências, na qual foi imprescindível a participação dos profissionais convidados, representantes das diversas instituições locais! A Escola Profissional de Serviços Cidenai agradece, aliás, a todos os intervenientes, com elevado regozijo!
VC

quarta-feira

Voluntariado

No dia 4 de Maio de 2011, pelas 10h15m, decorreu na Escola Profissional de Serviços de Cidenai, uma conferência sobre Voluntariado, na qual participaram 2 alunos de cada turma, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP), da aluna Rute Cunha do 12º Técnico de Secretariado.
Esta pode contar com a presença da Irmã Cândida dos Santos, como oradora. Nesta mesma conferência os objectivos principais foram a valorização do voluntariado como experiência de vida; ajudar a comunidade educativa a perceber que necessitamos uns dos outros e que não podemos viver alheios da realidade dos que carecem de condições de vida dignas, entre outros. Os quais a oradora foi explicando calmamente, através da passagem de vídeos informativos e imagens.
Conseguiu-se obter não só atenção como também a participação, com perguntas relativas ao meio de como as crianças viviam e se divertiam, dos participantes.
Para finalizar é importante referir que Voluntariado é uma forma de vida diferente que pode proporcionar e dar sabor as nossas vidas! Para quem gostar é uma boa oportunidade participar, neste meio que é o Voluntariado.
RC