quarta-feira

Poesia e Romantismo na Cidenai

No passado dia 27 de Abril do corrente ano, pelas 11h30, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional “ A Poesia está na rua”, da formanda Patrícia Gonçalves do 3º ano de Secretariado, e inserida no programa da Câmara Municipal de Santo Tirso, realizou-se uma actividade de declamação de poemas de diversos autores, com a participação de toda a comunidade escolar. A temática este ano lançada pela Câmara é o "Romantismo e o Erotismo na Poesia", pelo que foi feita uma selecção de poemas adequada a este tema.
Com o pátio da escola decorado com motivos de cores branco e rosa, vários formandos, através das suas declamações, proporcionaram um bom momento de poesia e uma sensibilização da comunidade escolar para este género literário.

DF

sexta-feira

A Cidenai na Feira QUALIFICA 2011 ...

No dia 1 de Abril de 2011, as turmas 3º ano do curso Técnico de Gestão e Técnico de Secretariado, foram visitar a Feira QUALIFICA sobre Educação, Formação, Juventude e Emprego à Expornor em Matosinhos. A Feira QUALIFICA teve este ano como tema da edição: O Universo Fantástico – Rumo ao Futuro. A nossa escola esteve presente com as turmas finalistas dos cursos de Profissionais Técnicos de Gestão e Secretariado com o intuito de proporcionar a estes formandos 2 grandes objectivos: 1º - Contacto com ofertas formativas ao nível do ensino superior ou complementar não superior. Neste ponto, estavam presentes diversas universidades e entidades formadoras públicas e privadas portuguesas e também de outros países comunitários, das áreas tecnológicas até às áreas humanísticas. 2º - Contacto com ofertas de carreira profissional, quer através de ofertas de emprego da bolsa de empregos do IEFP, quer de empresas privadas presentes no evento. Outro percurso profissional disponível, foi a carreira militar, e neste estavam presentes os diversos ramos das forças armadas e os corpos policiais da GNR e PSP.

LF - 3º Tec. Secretariado

11º ANO DA ESCOLA CIDENAI EM LISBOA

No passado dia 1 de Abril, as turmas do 11º ano dos cursos de Secretariado e de Comércio realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de Português, Técnicas de Secretariado e Economia, e organizada pelo formando Renato Gomes (12º ano Técnico de Secretariado), no Módulo 2 da PAP. Foi uma visita bastante diversificada, que proporcionou aos formandos conhecerem Lisboa sob várias perspectivas. A primeira foi logo de manhã, num passeio literário pela zona histórica de Lisboa, num enquadramento da obra "Os Maias", que permitiu aos formandos conhecer os inúmeros espaços referidos na obra e os acontecimentos aí decorridos. De tarde, houve mais experiências, com a visita ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, onde os formandos puderam estar em contacto com o local que "guarda" documentos importantíssimos, e também ao ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde ficaram a conhecer os cursos disponíveis, as saídas profissionais e um pouco do ambiente académico que aí se vive.

DF