quarta-feira

Sexualidade em Discussão na Cidenai

Nos dias 2, 15, 16, 23, 29 e 30 de Março, os formandos das turmas do 1º ano do Cef, e do 10º de Informática de Gestão e de Comércio assistiram a sessões sobre o tema Sexualidade, inseridas no Projecto de Educação Sexual de cada turma, dinamizadas por técnicas do Centro de Saúde de Santo Tirso, Enfª Cristina Ramos , Dra. Piedade e suas colaboradoras.
Como quando se fala em sexualidade as palavras de ordem são conhecimento e prevenção, estas sessões foram do maior interesse


para os formandos.
Marta Mendonça (3º ano do curso Técnico de Secretariado)

Violência ? Não Obrigado !!




segunda-feira

A Cidenai na "Poesia está na Rua"

A turma do 3º ano do curso Técnico de Gestão e a formanda Patrícia Gonçalves (3º ano Téc. Secretariado), responsável pelo tema da poesia na sua PAP, na companhia da formadora Dulce Ferreira, participaram numa das primeiras iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Santo Tirso, no âmbito da "Poesia está na Rua", que este ano tem por tema "9 semanas & meia".


Esta actividade decorreu na Praça Conde S. Bento e intitulava-se "Estendal Poético Metropolitano", convidando os participantes a lerem poemas e convidando, simultaneamente, à apreciação dos mesmos.

DF

sexta-feira

Um hipermercado em estudo !..



No dia 18 de março de 2011 as turmas do 1.º ano do Curso Educação e Formação – Empregado Comercial, no âmbito das diciplinas de Stocks e Mershandising e Pós-venda, e do 1º ano do Curso de Técnico de Comércio, no âmbito das disciplinas de Comunicar no Ponto de Venda e Comercializar e Vender, realizaram uma visita de estudo ao hipermercado Pão de Açucar de Santo Tirso. Pelas 14h30 a turma do 1.º ano do Curso Educação e Formação – Empregado Comercial foi recebida pela Exma. Sra. D. Marlene Ribeiro que a encaminhou para o Sr. Rodrigo, Chefe de Secção. O Sr. Rodrigo começou por fazer um resumo historial da entidade e de seguida encaminhou os formandos para o armazém de stocks. Descreveu os procedimentos da receção, da movimentação e armazenamento dos stocks. Fez referência aos cuidados de higiene e segurança que se deve ter num espaço onde se devem preservar os produtos e nunca descurar as pessoas. Percorridos todos os pontos de armazenagem passou de seguido ao ponto de venda, onde descreveu as técnicas de merhandising e todo o serviço inerente de pós-venda. Em relação à disciplina de Serviço Pós-venda os formandos tomaram conhecimento das actuações e preocupações da empresa com vista à satisfação do cliente e tiveram a oportunidade de ver respondidas algumas das questões relacionadas com o serviço pós venda e a relação de satisfação com o cliente. No âmbito da disciplina de Comercializar e Vender os formandos tiveram a oportunidade de reconhecer uma forma de comércio organizada e identificar no ponto de venda factores que influenciam o comportamento do consumidor. Quanto à disciplina de Comunicar no Ponto de Venda os formandos da turma do 10º de Comércio tiveram a oportunidade, através da interacção com a Sr.ª D.ª Anabela, de contactar com vários dos conteúdos leccionados ao longo do ano lectivo, como os meios de comunicação interna, as técnicas de merchandising, de animação e de promoção de vendas. Com esta visita os formandos ficaram sensibilizados para a importância das aulas teóricas, tendo a oportunidade de estabelecer a ligação entre as aulas e a realidade do mercado de trabalho. Terminada a visita agradecemos a disponibilidade e a forma como fomos recebidos por todos os profissionais do Pão de Açucar, que consistiu, numa clara mais valia para a preparação dos nossos formandos.

JS

O dia do PI na Cidenai….

A Escola Profissional de Serviços Cidenai comemorou, no passado dia 14 de Março de 2011, o Dia do PI, com a colaboração da turma do 1.º ano de Informática de Gestão. Esta comemoração teve como objectivo dar a conhecer o dia e as características do número irracional mais famoso da Matemática. Esta actividade consistiu na distribuição, pelas portas da Escola, de cartazes alusivos ao número PI e na decoração de um expositor, colocado no corredor, com o tema em questão.
Os formandos mostraram-se empenhados e satisfeitos com o resultado final dos trabalhos e com a reacção de toda a Escola, que nesse dia comentava sobre o dia do PI.
A turma de Informática de Gestão sente-se orgulhosa por ter contribuído para o festejo do Dia do PI e mais uma vez lhe deseja “ UM DIA FELIZ”.

quinta-feira

Escola na conferência da DECO

No dia 17 de Março da parte da tarde, as turmas A e B do 11º ano de Secretariado e 11º Técnico de Comércio, no Parque Exponor, em Matosinhos, e a convite da DECO ( Associação da Defesa do Consumidor) assistiram a uma Conferência sobre o tema “ Gestão do orçamento familiar, direitos e deveres dos consumidores”. Esta conferência realizou-se no âmbito da disciplina de Economia, e subordinada ao tema consumo racional, teve por objectivo sensibilizar os formandos para consumirem racionalmente e aprenderem a gerir o seu dinheiro. Uma preocupação que tem sido constante na nossa escola, dada a situação económica actual e os tempos difíceis que as famílias vivem. AF

terça-feira

Encontro dos Clubes Protecção Civil de Santo Tirso

No passado dia 1 de Março, reuniram-se os elementos dos Clubes de Protecção Civil das escolas do concelho de Santo Tirso na Biblioteca Municipal para a discussão do tema “Educar para o risco…antes que seja tarde, iniciativa que foi lançada para o ano lectivo 2009/10 pelos Serviços de Protecção Civil da Câmara de Santo Tirso.
A nossa escola participou activamente no seu tema “Acidentes Rodoviários” com diversas actividades. Paralelamente algunmas destas actividades estavem integradas na realização da Prova de Aptidão Profissional dedicado ao tema “Segurança na Escola” de um aluno.
CC (3º Tec. Secretariado) e PS