sexta-feira

Projecto Comenius Bilateral Saint Martin

No dia 26 de Novembro de 2010, realizou-se uma vídeo-conferência na sala C6, com uma escola de LPO Iles du Nord Saint Martin, que teve como objectivo de falar sobre a possibilidade desta escola e a escola Cidenai efectuarem um projecto Comenius Bilateral.
Os professores Dominique Maucourant e Ogoundele Tessi e os seus alunos comunicaram com os alunos do 3º ano de Secretariado e com o Prof. Nuno Barbosa. Depois de acordarem o tema do projecto, os formandos e formadores de ambas as escolas combinaram continuar a comunicar via msn e skype.


NV

“Gestão de regras em famílias com adolescentes”


No passado dia 26 de Novembro, pelas 18.30h, alguns pais aceitaram o desafio de participarem na acção “Gestão de regras em famílias com adolescentes”, dinamizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação da Cidenai.
O objectivo da sessão era a partilha de estratégias que permitam aumentar comportamentos positivos nos jovens, melhorando as relações sociais.
Depois de abordados os factores de risco e protectores para problemas de comportamento, através de uma dinâmica inicial, discutimos estratégias de gestão de regras, tais como: elogiar de modo específico; recompensar, em vez de subornar; usar um sistema de pontos; escutar activamente; dar ordens específicas; usar consequências lógicas, como a retirada de privilégios; mensagens -eu; contratos; supervisionar.
Os pais foram capazes de discutir sobre as estratégias adequadas para várias situações -exemplo apresentadas e acrescentarem exemplos da sua vida diária.
No final, discutimos a mensagem de duas apresentações audiovisuais “ter tempo” e “eles vêem, eles fazem”. A avaliação dos pais que participaram foi muito positiva, pois sentiram-se participantes activos da acção!
VC

quinta-feira

Actividade do Clube de Protecção Civil

A formanda Clara do 3º ano do curso de Secretariado organizou no dia 25 de Novembro uma actividade integrada na realização da sua Prova de Aptidão Profissional com um tema "Segurança na Escola". Actividade desenvolveu-se no Quartel do Bombeiros de Valongo, a quem agradecemos a sua colaboração, e incidiu e 2 temas: resgate em grande ângulo (slide em ângulos superiores a 45 graus) e combate a incêndios no interior de edifícios.
Esta actividade contou a participação de todos os elementos do Clube de Protecção Civil da nossa escola, ou seja os 2 formandos de cada turma e o professor responsável pelo Serviço de Segurança na Escola.
Este ano contamos ainda com a presença de 4 alunos e um professor do Instituto de Santo Tirso, no sentido de aproveitarmos sinergias e mútua colaboração.
PS

quarta-feira

Concurso Portugal Faz Melhor


Mais uma vez a Escola Cidenai evidenciou a sua capacidade criativa e competências científicas dos seus formandos. Desta vez a escola através do grupo "Os Incríveis" formado pelos formandos Roberto, Tiago, António do 12º de Informática de Gestão e pelos formandos André e Raquel do 12º de Tec. de Comércio em coordenação com o Prof. Paulo Sousa participaram no concurso "Portugal Faz Melhor" promovido pela Comissão Nacional Ciência Hoje, como um projecto de um protótipo e software de controlo de cheias no Rio Ave. Para este projecto contamos igualmente com o estimável contributo do Gabinete de Protecção Civil da Câmara de Santo Tirso ao nível da cartografia geográfica de pontos de risco.
Dos 182 projectos que conseguiram chegaram à 3ª fase do concurso, o nosso grupo conseguiu a posição 12ª. Como coordenador deste grupo, gostaria de agradecer aos formandos a sua dedicação ao projecto e o seu excelente trabalho! Foi um privilégio trabalhar convosco.
http://www.cienciahoje.pt/files/43/43030.pdf

PS

Tu Fumas?? Eu NÃO! ;)


No dia 17 de Novembro, na nossa escola, assinalou-se o Dia Mundial do Não Fumador. Esta iniciativa consistiu na distribuição de autocolantes, de modo a sensibilizar a comunidade escolar para os malefícios desta dependência.
Escolhe esta opção: "Eu não fumo!".

DF

quinta-feira

Magusto 2010




As actividades previstas tiveram como organizadores os formadores: Júlio Serôdio, Assunção Festa, Vítor Matos, coadjuvados pelos respectivos Orientadores Educativos. Para os jogos radicais contaram com a colaboração de um Técnico da Câmara Municipal de Santo Tirso, que juntamente com o professor de Educação Física montaram os equipamentos e acompanharam os formadores e formandos na caminhada que teve partida do Pavilhão Municipal de Santo Tirso até ao recinto de Nossa Senhora de Assunção, Monte Córdova.
A partida do pavilhão deu-se por volta das 08h45 e a chegada á Assunção às 10h00. Até às 13h00 os formandos realizaram os jogos tradicionais, escalada e os restantes jogos tradicionais.
Às 13h00 foi o almoço que se prolongou até às 14h00, dando lugar ao respectivo magusto.
Os participantes executaram as tarefas com entusiasmo. Por fim, fez-se a respectiva limpeza, tendo sempre em conta a preservação do ambiente, onde todos colaboraram.
Este convívio permitiu desenvolver os valores de respeito e de solidariedade pelo trabalho dos organizadores.
Às 16h30 foi a hora de regresso até ao Pavilhão Municipal, onde os participantes se despediram, com vontade de repetir para o próximo ano.


JS

LA PRESSE FRANCOPHONE

As turmas do 11º ano tiveram a oportunidade de conhecer a imprensa francófona.
Nas aulas de Francês, e no âmbito do módulo 4 “Médias et société”, os formandos leram, analisaram e apresentaram uma revista ou um jornal francófono. Compararam com a imprensa portuguesa: os seus temas, publicações, preços, público visado, etc.
Várias foram as revistas e jornais trazidos para a aula: Voici, France People, Le Monde, Public, Closer, Marie Claire, Santé…entre outros.
Para concluir o tema, realizaram trabalhos práticos para exporem nas suas salas e partilharem, assim, o seu trabalho com a restante comunidade educativa.
SC