sábado

Comemoração do Dia da Europa…

No passado dia 6 de Maio de 2010, comemorou-se o Dia da Europa, no Auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Joana Neves, do 12º Ano do Curso Técnico de Comércio.

Nesta actividade, vimos um filme sobre o projecto Leonardo da Vinci 2009 e uma breve apresentação do Projecto de 2010.

Como convidados tivemos a presença da Prof. Susana Costa, da Escola Profissional de Serviços de Cidenai, que nos veio apresentar a Suiça.

Este evento envolveu todas as turmas da Escola e uma turma do Instituto, que esperaram até ao fim da conferência para receberem um diploma de participação.

A Escola agradece a todos os participantes e felicita-os pelos trabalhos que elaboraram.

Joana Neves
(Téc. Comércio)

A Cidenai ideal!



No âmbito do último módulo “Autour d’un projet”, da disciplina de Francês, os formandos do 12ºano de Informática de Gestão decidiram ser arquitectos e construir uma maquete da escola Cidenai ideal.

Para tal, tiveram de fazer o projecto; definir os materiais; elaborar a planta da escola com as devidas alterações; cortar; pintar; colar… de arquitectos passaram rapidamente a construtores civis, pois foi necessário pôr a “mão na massa” e trabalhar para erguer a escola ideal.

Após várias horas de trabalho, foi realizado um relatório final e um PowerPoint, em língua francesa, para projectar no dia da exposição do projecto.

Puderam partilhar, com a comunidade educativa, o resultado final de todo um trabalho realizado em conjunto.



Todos estes formandos estão de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido. Quem sabe se um dia a Cidenai não se transforma na Cidenai idealizada por estes jovens…
SC

Energias Renováveis


No âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP) da aluna Andreia Silva, da turma 12º Técnico de Comércio, realizou-se no dia 6 de Maio um Colóquio sobre “Energias Renováveis”, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, que contou com a presença de todos as turmas e professores.

Os oradores presentes na mesa foram o Eng.º Tiago Lima e o Eng.º Daniel Correia, da divisão do Ambiente da Câmara Municipal, o Eng.º Eduardo Ferreira, sócio fundador da empresa Vimasol, Lda., a professora Dulce Ferreira, como orientadora de PAP, e o professor Nuno Barbosa, em representação da direcção da escola.

Após uma breve apresentação dos oradores, assim como das pessoas presentes na mesa, o colóquio prosseguiu com um pequeno vídeo, que passou no programa de televisão “Histórias do Mundo”, que relata a vida ecológica das pessoas que vivem numa pequena cidade da Alemanha.

O Eng.º Tiago Lima e o Eng.º Daniel Correia usaram da palavra e abordaram os seguintes assuntos: breve definição de alterações climáticas, assim como as consequências destas alterações; gases efeito de estufa; consumo energético em Portugal, onde podemos verificar que os transportes e as residências assumem os valores mais elevados; comportamentos a adoptar para se melhorar a situação ambiental. Esta intervenção terminou com a apresentação de acções da Câmara Municipal no concelho.

Entretanto, o Eng.º Eduardo Ferreira deu a conhecer a sua empresa; o potencial das energias renováveis; a distribuição energética numa habitação e desenvolveu aprofundadamente a Energia Geotérmica.

Os formandos da turma do 10º de Comércio receberam o prémio pela participação no concurso sobre Energias Renováveis.
Foi também entregue a todos os presentes na sala um marcador de livros com algumas “dicas” que os alunos devem ter em consideração e são elas: “3 R’s, reduzir, reciclar, reutilizar”; “separa, nada se perde, tudo se transforma”; “incentiva os teus familiares a fazer o correcto encaminhamento dos resíduos valorizáveis para a reciclagem”; “denuncia rupturas em condutas de água, descargas indevidas de poluentes, deposição de entulho em locais impróprios”; “água é um bem essencial, não é uma mercadoria”.

Para concluir, foram feitos uns breves agradecimentos aos presentes e a todos os que ajudaram na realização desta iniciativa.

Andreia (Téc. Comércio)

DIA DA CIDENAI



No dia 8 de Maio realizou-se o III Dia da Cidenai: um dia dedicado ao reencontro entre os antigos e actuais alunos e professores.
Este dia contou com um discurso de duas antigas alunas (Tânia Alves 12º ano Técnico de Comércio) e Diana Raquel (12º ano técnico de comércio), um antigo aluno (Carlos Pacheco) e uma professora das mais antigas na escola (Assunção Festa).
Houve também uma actuação musical do grupo “ Profetas do Submundo” e uma actividade de Karaoke entre os participantes.
Este dia terminou por volta das 15h30m com um lanche oferecido pela organização.
Em suma penso que este “Dia” apesar das condições meteorológicas não serem muito agradáveis, correu bem e que os convidados ficaram satisfeitos.

Cidália Carneiro (Téc. Comércio)

terça-feira

VILA DE COMÉRCIO





Nos dias 7 e 8 de Maio de 2010, a aluna Cristiana Silva, do 12ºano do Curso Técnico de Comércio, no âmbito do módulo II da sua Prova de Aptidão Profissional, realizou a “Vila de Comércio”, no Centro Comercial dos Carvalhais, que teve como principal objectivo apresentar o contraste entre o mundo comercial antigo, o mundo comercial actual, e ainda fazer referência a uma instituição: ACREDITAR. Assistimos também a actuações como: Rancho, Bombos, Tany, Grupo Barra X e animação com palhaços.

Cristiana Silva

domingo

Visita ao Parque Natural do Litoral Norte - Esposende

A turma do 2º ano do Curso Técnico de Secretariado, no dia 6 de Maio, visitou o Parque Natural do Litoral Norte, em Esposende.



Nesta actividade contactaram com a flora (o feno-das-areias; o estorno; o morrião azul; o cardo marítimo) e flora (borrelho-de-coleira-interrompida; o pato real; a garça-branca) autóctones, durante caminhada que fizeram nas margens do Cávado, na restinga ou na Praia de Ofir.
A erosão afecta esta região e esteve bem representada na praia de Belinho.



Curiosidade: PNLN foi criado em 2005; é composto por uma área de 8887ha (entre área marinha e terrestre).
RS

Foto do Dia
(Ninho de Borrelho-de-Coleira-Interrompida)

quarta-feira

Exercício de Evacuação



No dia 5 de Maio realizou-se na Escola Cidenai um Exercício de Evacuação, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da formanda Tânia Alves, do curso 12º Técnico de Comércio.

Este exercício decorreu às 11:40h e toda a comunidade escolar teve presente.
Todos actuaram conforme as normas de evacuação afixadas, pela formanda, nos vários locais da escola.

Este exercício teve como principal objectivo preparar a comunidade escolar para um eventual sinistro.

Em suma, um balanço positivo... um treino fundamental.

Tânia Alves

Workshop “Do Sonho ao Empreendedorismo” – na ANJE



No âmbito das disciplinas Organizar e Gerir a Empresa, Comercial e Vender e Comunicar no Ponto de Vendas, as turmas do 1º e 3º anos do Curso Técnico de Comércio, no dia 05 de Maio de 2010, participaram no Workshop “Do Sonho ao Empreendedorismo”, promovido pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, tendo as seguintes temáticas:

Painel 1 – “Ser Empreendedor”, teve como orador o Dr. José Fontes, representante da Academia dos Empreendedores, que alertou para a instabilidade económica e financeira que neste momento atravessa Portugal e restantes países, com maior incidência a Europa;

Painel 2 – “Iniciativa Emprego” – teve como orador o Dr. Álvaro Amorim representante do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, que fez uma breve descrição das funções do IEFP sobre área de Formação e área de Emprego. Desenvolveu o Programa PAECPE – Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego;

Painel 3 – “Cria a tua empresa Já” – teve como oradora a Dra. Olga Machado que desenvolveu a elaboração de Um Plano de Negócios;

Painel 4 – “Testemunho de um empresário” – teve como oradora a Dra. Fátima, da empresa Indícios, que descreveu a sua experiência como empresária. Alertou que, quando alguém pretende criar o seu negócio, não basta se especialista nessa área, mas ter conhecimentos a vários níveis, para tal é necessário estudar ao longo da vida;

Painel 5 – “Objectivos: Por onde começo? Inspirando Decisões Apaixonadas”, teve como oradora a Dra. Núria Mendonça, representante da LIFETRAING. Descreveu o Ciclo de Vida, composta por cinco áreas: Corpo, Emoções, Pensamento, Financeira e Espiritual.

Em suma:
Este Workshop foi enriquecedor quer para os formandos, quer para os formadores.
Os formandos tiveram uma grande oportunidade ao verificar que a matéria não se restringe à sala de aula, existem vários organismos, nomeadamente: IAPMEI, ANJE, AC, IEFP, etc., que investem para que os portugueses, como outrora foram grandes empreendedores ao conquistar novos mundos, hoje mantenham esse mesmo espírito, pois só assim é que Portugal poderá acompanhar a economia global.

JS

sábado

A Poesia esteve “mesmo” na Rua…



A semana de 26 a 30 de Abril esteve animada…

Vários grupos de formandos, caracterizados de poetas, palhaços, ou, simplesmente, de forma insólita, percorreram as ruas de Santo Tirso e distribuíram o humor em forma de poesia.
A abordagem aos transeuntes era simples, mas recebida com muitos sorrisos.



Os formandos sentiram que estavam a contribuir para animar o dia dos que iam passando apressadamente, que, naquele momento, esqueciam os seus compromissos, problemas e as pressas… simplesmente: sorriam!

RS