terça-feira

23 de Março – a Cidenai “subiu” ao Monte Padrão.

A passada terça-feira foi o dia escolhido para visitar o Centro Interpretativo do Monte Padrão, em Monte Córdova.

A caminhada iniciou-se no Pavilhão Municipal e foi com entusiasmo que as turmas do 11º ano dos cursos Técnicos de Secretariado e Gestão iniciaram o caminho de ascensão, que contava também com um pedipaper, com questões sobre alguns recantos dispersos pelo percurso.

A primeira paragem deu-se na empresa “Covipor”, que se dedica à transformação e comercialização de Vidros. Aqui os formandos tiveram oportunidade de observar a organização do trabalho, os cuidados com a segurança e todos os passos do tratamento e transformação do vidro, numa empresa de renome internacional.


Uma vez no castro do Monte Padrão, foi possível contactar com a Natureza e contemplar a paisagem do concelho, de uma forma privilegiada.


Depois de confortar o estômago com um merecido farnel, os formandos visitaram o Museu e Centro Interpretativo do Monte Padrão, onde conheceram as origens dos povos primitivos da região.

A descida foi mais aliciante. Todos adoraram o percurso que se fez por campos férteis, ribeiras abundantes, caminhos estreitos, por vezes enlameados, com arbustos que penteavam os caminheiros à medida que passavam.

Uma iniciativa a repetir.

RS

Técnicos de Secretariado no Porto

No passado dia 19 de Março as turmas do curso Técnico de Secretariado estiveram no Porto em visita de estudo. A visita, realizada no âmbito dos conteúdos programáticos do curso, incluiu uma passagem do grupo pelos sectores mais significativos do Arquivo Distrital do Porto (período da manhã) e pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (período da tarde).



Por um lado, esta visita permitiu aos alunos adquirir conhecimento sobre métodos fundamentais de arquivo, num percurso guiado demonstrativo do circuito e tratamento da documentação, desde o momento da incorporação na instituição até ao da sua disponibilização ao público bem como a consciencialização da importância do Arquivo Distrital no contexto regional. Por outro, possibilitou a sensibilização dos alunos para a importância da formação no contexto laboral actual.




NA

Visita à ETAR Serzedo - Fafe



Os formandos do Cef 2º ano e do 10º ano de Técnico de Comércio participaram, no passado dia 22 de Março, numa iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, que consistiu numa visita à ETAR (Estação Tratamento de Águas Residuais) de Serzedo, Fafe.
A visita foi muito interessante ao proporcionar ao grupo uma visão geral de todo o percurso e tratamento das águas residuais, sendo este um processo complexo e lento, mas que vale bem a pena, pois no final o resultado é bastante positivo.
DF

Visita de Estudo ao Gabinete de Gestão e Contabilidade de Eduardo Monteiro dos Santos, Sociedade Unipessoal, Lda.



A turma do 11º Ano do Curso Técnico de Gestão realizou no dia 17 de Março de 2010, uma visita de estudo, no âmbito da disciplina Contabilidade e Fiscalidade, conjuntamente com a disciplina Gestão, ao Gabinete de Contabilidade e Gestão, Eduardo Branca, Sociedade Unipessoal, Lda.

O economista, Eduardo Monteiro dos Santos, responsável pela área económico-financeira, fez uma análise dos serviços que presta aos seus clientes, quer no gabinete quer nas empresas, nomeadamente o estudo de viabilidade económico-financeira para contrair empréstimos bancários e/ ou para recorrer a subsídios de produção, bem como usufruírem dos benefícios fiscais.

O Técnico Oficial de Contas, Américo Monteiro dos Santos desenvolveu pormenorizadamente o primeiro contacto com o cliente e todo o processo contabilístico: Contrato de Prestação de Serviços; Início de Actividade; Registo da Firma; Preparação da documentação; Arquivo; Envio da IES (Informação Empresarial Simplificada).

Esta visita foi uma mais-valia para os formandos do Curso de Gestão, pois puderam verificar que a matéria leccionada em sala de aula tem a devida correspondência com a realidade e que um Gabinete de Contabilidade, actualmente, não se limita a recolher a documentação contabilística tratá-la e enviá-las às instituições competentes. É necessário ter presente toda a Fiscalidade em vigor no nosso país e outros países com quem Portugal tem relações comerciais.
A Escola Cidenai fica muito grata ao Dr. Monteiro do Santos (economista) e ao Técnico Oficial de Contas, Américo Monteiro dos Santos, por terem proporcionado aos nossos formandos esta visita que contribuiu para enriquecimento dos seus conhecimentos: contabilísticos, fiscais e de gestão.
O nosso obrigado!
JS

domingo

VIVER "MEMORIAL DO CONVENTO"

No passado dia 4 de Março, as turmas do 12º ano participaram numa visita de estudo, no âmbito do módulo 12 da disciplina de Português, ao Palácio Nacional de Mafra.

O objectivo principal desta visita era motivar os formandos para o estudo da obra de leitura orientada, "Memorial do Convento", do nosso Nobel da Literatura, José Saramago, a iniciar em meados de Março.

Assim, de manhã, os formandos assistiram à peça de teatro "Leitura Encenada de Memorial do Convento" e, de tarde, foi realizada uma visita guiada ao Palácio Nacional de Mafra, intitulada "Memorial do Convento - Uma Integração Histórica".

Estas duas actividades foram bastante positivas, permitindo aos formandos terem uma visão geral da obra, conhecerem o espaço que deu origem à mesma e as motivações que levaram à sua construção, bem como descobrirem pormenores curiosos dos nobres e do povo do século XVIII.


quinta-feira

Visita de Estudo à Nortávia


A turma do 12 º ano do Curso Técnico de Informática de Gestão, no dia 11 de Março, realizou uma visita de estudo às instalações da empresa de aviação Nortávia, em Vilar de Luz, Maia.



Através da orientação do Eng. Hugo Palma, os formandos, além de conhecerem os procedimentos relacionados com a gestão da manutenção das aeronaves, visitaram as instalações da empresa, conheceram o funcionamento dos aviões e helicópteros, tiveram noções básicas de pilotagem e aerodinâmica, havendo ainda tempo para se sentarem no cockpit de um avião.
RS


FOTO DO DIA

VISITA AO HOTEL CIDNAY



No passado dia 22 de Fevereiro, a turma do 10º ano de Secretariado, participou numa visita de estudo ao hotel Cidnay, no âmbito do módulo 6 – Atendimento telefónico.

O objectivo da visita era dar a conhecer os diferentes tipos de serviços que o hotel oferece aos seus clientes, dar a conhecer o funcionamento da recepção, ilustrando os procedimentos de reserva e check-in, check-out, atendimento telefónico, etc..

Assim, de manhã, os formandos foram conduzidos aos vários departamentos do hotel, onde, lhes foi explicado o funcionamento dos mesmos e no final da visita, os formandos tiveram direito a uma conferência, onde puderam fazer perguntas e tirar duvidas, que em muito os ajudou a perceber melhor como funciona o mundo do trabalho.

Esta actividade foi positiva e permitiu aos formandos, tomaram consciência do espaço hoteleiro e do respectivo funcionamento. Foi também positiva, a forma cívica e disciplinada como os formandos se comportaram ao longo de toda a visita, num clima de agradável convívio.
MF

segunda-feira

Visita à Macosmi


No dia 24 de Fevereiro a turma Técnico de Gestão do 11.º ano realizou uma visita à Macosmi, Fábrica de Calçado, Lda., em S. Martinho do Campo.
Esta actividade realizou-se no âmbito da disciplina de Economia, indo de encontro ao tema aglutinador da turma: inovação e criatividade. Permitiu aos formandos entrarem em contacto com uma empresa que é hoje referência no mercado internacional de calçado. O sentido empreendedor dos seus sócios, uma moderna tecnologia, uma aposta no design, comercialização e marketing, possuidora de uma forte equipa de colaboradores de reconhecida capacidade e competência faz desta unidade uma líder de mercado. A empresa através da marca “Atelier do Sapato” ganhou em 2008 o prémio GAPI para inovação em calçado.

Os formandos tiveram oportunidade de observar uma empresa extremamente organizada, tomaram conhecimento das fases de corte, costura e montagem do sapato.

A visita teve início no armazém de matérias-primas, depois na secção de corte, linha de montagem, acabamento e no armazém de embalagem e expedição. Foi igualmente possibilitada a visita aos gabinetes de design de calçado, área administrativa, departamento comercial culminando na sala Show Room “Atelier do Sapato”. O Senhor José Machado transmitiu e trocou experiências com os formandos acerca da história da empresa e dos factores que contribuíram para o seu sucesso.
AM